Educação de Várzea Grande conquista Selo Ouro em programa de compromisso com a alfabetização do Ministério da Educação

publicidade

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande conquistou o ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, promovido pelo Governo Federal através do Ministério da Educação (MEC). O resultado foi divulgado dia 5 de dezembro.

De acordo com o secretário Silvio Fidelis, o selo é uma iniciativa desenvolvida dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que visa reconhecer secretarias de educação estaduais, municipais e distrital com boas práticas no âmbito da política. “Entretanto, o compromisso não propõe uma resposta única ou centralizada para todo o país. Cada estado, em colaboração com seus municípios, elabora sua política de alfabetização de acordo com as suas especificidades” explicou.

Dividido em três categorias: ouro, prata e bronze, o Selo tem o objetivo de incentivar a adoção de políticas, programas, estratégias e práticas de gestão pública da educação comprometidos com o cumprimento das metas de?alfabetização?e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE)?e no CNCA.

Segundo Fidelis, Várzea Grande planejou estratégias, desenvolveu ações e alcançou resultados efetivos, garantindo que as crianças matriculadas na rede municipal fossem alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na Meta 5 do PNE e ainda?assegurou?a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.

Leia Também:  Paim elogia discurso de Lula na ONU e Programa Desenrola Brasil

A cerimônia de entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024 aos municípios ganhadores acontecerá em Brasília (DF), em data a ser definida.

Fonte: Prefeitura de Várzea Grande – MT

COMENTE ABAIXO:

Compartilhe essa Notícia

publicidade

publicidade

publicidade

Previous slide
Next slide

publicidade

Previous slide
Next slide